DICAS PARA ESCRITORES DE UM ESCRITOR


Olá, se você tá começando a escrever algo, já deve ter procurado algum tutorial na internet sobre isso. Onde na maioria deles, oferecem algum E-Book de como escrever bem ou algo assim. E não se engane, boa parte deles é só uma isca para conseguir dinheiro. Mas, hoje eu trouxe algumas dicas pessoais que eu usei e uso até hoje, que podem ou não lhe ajudar nisso. Porém, como eu disse, são dicas pessoais, que eu adquiri com a minha experiência como escritor nesses últimos anos.


1 - Faça sempre um rascunho

Se você escreve e posta em alguma plataforma, recomendo que faça um rascunho. Seja no papel ou no computador(particularmente sugiro no caderno). Assim, quando for passar a limpo, depois que esfriar sua cabeça, suas ideias irão florescer melhor e melhorar o que está escrevendo. Além que, é uma chance de corrigir os erros que pode encontrar.

2 - Use sinônimos

Em muitos momentos no texto, podemos nos pegar repetindo algumas palavras. Isso deixa o texto extremamente cansativo e repetitivo de se ver. O que não é bom para o leitor, já que se ele se cansar lendo, pouco provável dele continuar. Então quando ver que repetiu mais de duas vezes a mesma palavra em uma frase, opte por usar sinônimos. Recomendo que use o site sinônimos.com, é gratuito e pode lhe ajudar bastante. Mas cuidado, não use palavras muito complicadas, você não está no século 19 Dom Juan. Isso pode deixar o leitor confuso, então se possível, vá pela leitura mais leve. Se aprofunde no que quer contar, não em mostrar que é intelectual.

3 - Organize o local a sua volta

Calma, não estou dizendo que você tem que ter um estúdio apenas para isso. Não, não... Quero dizer que o lugar onde vai escrever tem que está organizado para isso. Por exemplo, eu escrevo na mesa da sala de estar. Pois tem o espaço que preciso, deixo a água perto de mim e fico a vontade com a claridade. O que faz toda diferença, pois assim, fico disposto e não me canso tanto quanto escrevia em lugares aleatórios. (Aliás, que saudades de escrever na biblioteca da minha antiga escola :\ )

4 - Não se compare com ninguém

Dica VALIOSA. Afinal, é você que tá escrevendo. Você pode ter um ídolo e um dia quer chegar onde ele chegou, mas não se esqueça que cada um tem seu estilo. E acredite, você irá chegar lá mais rápido se for no seu ritmo. Então, não tenha medo de aprender, errar, arrisque novos gêneros até descobrir qual é o seu de fato.

5 - Apoie outros como você

Se você deseja ser apoiado pelos seus amigos, para ter reconhecimento. Não se esqueça de apoiar eles também. Como diz o ditado: "É dando que se recebe". Então, sempre que possível, leia os contos de seus amigos, ou elogie o trabalho deles, seja no desenho, na música, no que for. MAS ATENÇÃO: NÃO FAÇA ISSO APENAS PARA RECEBER DE VOLTA. FAÇA APENAS SE REALMENTE QUISER. NÃO SEJA UM AMIGO FALSO QUE SÓ QUER ALGO EM TROCA. Ninguém merece receber um elogio ilusório, não é mesmo?

6 - Respeite seu cansaço

Não se esforce demais para isso. Você precisa de descanso, então, quando sentir sono, durma. Quando sentir fome, vá e faça um lanche. Quando se sentir cansado ou indisposto, vá e descanse um pouco. Não transforme algo que gosta em uma obrigação. A escrita é para ser uma abertura para suas emoções e sentimentos, não um dever de casa que tem que entregar no prazo.

Essas são as dicas que eu uso, então podem ajudar ou não. Mas espero que sim. Obrigado por ler até aqui. 
E se você estiver afim, visita meu blog de histórias, são gratuitas e feitas por mim. Olha lá, não vai se arrepender.
E também, caso se interesse, compra o meu livro que publiquei recentemente. É uma história de ficção que eu garanto que irá se amarrar. Vou deixar os links logo aqui em baixo, muito obrigado mais uma vez e até a próxima :)

Blog de histórias: https://historiasdreamsoficial.blogspot.com/?m=1

Meu livro disponível em: https://frasesdreamsoficial.blogspot.com/2020/05/meu-primeiro-livro.html