“Lugar de fala”. Você já deve ter ouvido esse termo em algum momento da sua vida. Seja em uma discussão na internet, ou em algum debate em uma mídia social. Mas, você sabe o que esse termo significa? E sua importância para uma sociedade mais ética.
Eu sou o João, a voz e a mente por trás das frases. E hoje, vamos conversar sobre esse assunto que é tão presente no nosso dia a dia… Ou pelo menos deveria ser.
Primeiro, vamos entender melhor de onde veio esse termo. Esse termo vem do livro: “O que é lugar de fala?”, da autora Djamila Ribeiro, onde ela apresenta um ponto de vista de vozes históricas que foram interrompidas. Que levanta o questionamento: Quem tem mais chance de fala?
Então, lugar de fala é dar visibilidade para o grupo social que de fato entende do assunto em questão. Por exemplo: Um homem hetéro Cis não pode se meter e questionar assuntos que são de respeito a mulheres trans. Mas calma! Não estou dizendo que isso é pra separar os grupos sociais, mas sim, que é um espaço para a minoria mostrar sua voz e de aprendizado para os demais grupos… Vamos pensar a seguinte situação:
Você tá perdido em uma floresta. E ver uma encruzilhada e na sua frente aparece duas pessoas. Uma delas é um guia, que diz saber o caminho que te leva pra fora na floresta. A outra diz o mesmo, mas ela não é um guia, e sim, um padeiro.
E aí, qual você iria confiar? Acredito que iria escolher o guia. Nada contra os padeiros, mas por que confiaria no guia? Bom, ele tem o conhecimento nessa área e seria o melhor para te explicar a sair da floresta.
Isso também vale para a vida real. Tanto quanto você se perder na floresta, ou numa briga de internet. O mundo é muito diverso. E precisamos ouvir as pessoas certas, saber se colocar em nosso lugar.
Qual a importância do lugar de fala na sociedade?
Agora que entendemos o significado do termo, agora fica melhor de entendermos como isso tem peso na sociedade.
De acordo com uma pesquisa feita pelo G1 em 2018, a maioria dos eleitos na Câmara dos Deputados são homens Brancos. Ou seja, como pessoas assim podem entender e saber com um país tão diversificado? É por isso que o Lugar de Fala é tão importante! Assim, pessoas que têm suas vozes silenciadas terão chance de serem ouvidas.
Afinal, não é justo uma mulher que foi vítima de violência sexual seja julgada por homens. Pois vivemos em uma sociedade machista e obviamente irão culpar a vítima. Esses movimentos sociais tem o objetivo de mudar isso.
A minoria já foi calada o suficiente. A justiça está na decadência e a cada dia, vivemos uma realidade onde as pessoas estão mais retrógradas, a empatia totalmente ferida e os valores invertidos.
Então sim, se ponha no seu lugar nas situações. Não venha com: “Ah, mas eu acho que isso não é tão ruim assim”. Não! Não venha opinar de dor, se ela não for sua.
Fonte: https://www.politize.com.br/o-que-e-lugar-de-fala/
Podcast no qual falo sobre o assunto: Disponível.