O tempo mais importante


Vivemos em uma ideia de tempo que é extremamente - muitas vezes - mal interpretado: o Presente. Que nada mais é que o intervalo entre o Passado e o Futuro. Mas o que muitos não entendem é que a concepção de Presente é muito falha. Nada mais é que o agora. Exatamente! A hora, minuto e segundo no qual você estar. E por que seria tão importante saber disso? Bom, é bem simples. Mas, primeiro vamos conversar mais a fundo sobre o Presente.

Quando falamos sobre esse espaço temporal, muitas pessoas imaginam algo amplo, como mês, semana ou dia. E não notam que é algo bem mais específico, é o agora. Então, o presente não é esse dia que você está lendo isso, é na verdade o instante. É o tempo mais importante, pois é aqui que você pode por em prática suas ideias de futuro e pode usar suas experiências do passado para evoluir mais e mais. Como diz a frase do poeta Mario Quintana: "O passado não reconhece seu lugar: está sempre presente", o nosso tempo é esse, no qual vivemos. Nunca iremos viver no futuro ou voltar no passado, pois onde estamos será o nosso presente.

Sabendo disso, fica o questionamento: Por que não aproveitamos o momento que é o mais importante? Por que deixar para o amanhã? Sendo que o "amanhã" é apenas uma ilusão, já que quando esse dia chegar, chamaremos de "hoje". Sempre deixar para depois é um erro enorme, já que estamos prologando algo que nunca irá chegar, se não começarmos de agora; Quanto mais você adiar, mais perderá a sua própria essência. Irá se deixar morrer aos poucos, pois irá se projetar em um tempo que não existe.

Já que a vida é uma grande escada, onde olhamos para o nosso objetivo, que é o topo. Então para chegarmos lá um dia, temos que dá o primeiro passo. É aqui que começa tudo, já que o tempo só tem uma direção: adiante.

Podcast sobre o assunto: Clique aqui.