Autoaceitação & autoconhecimento

 


— Observação: Eu não sou nenhum psicólogo, e todas as informações aqui são frutos de pesquisa e não opiniões. Fontes no final do artigo. —

No tempo atual que vivemos, a sociedade é algo nocivo em grande parte, pois valorizam mais o que você tem e o que parece ser, do que você realmente é. Com isso, as pessoas que não se encaixam nesse padrão de "ter" se sente sem valor diante dessa inversão de valores. Então, o valor que devemos ter vem através do autoconhecimento e autoaceitação.
Primeiro, vamos entender o significado dessa palavra tão importante para nossa vida. Começando pela a autoaceitação, que significa aceitar a si mesmo, como realmente é. Gostar e respeitar o que sente e o que faz. Não confunda com se conformar com uma posição onde não se sente bem, e sim, se valorizar em momentos onde  tentam tirar isso de você. É se olhar no espelho, e além de gostar do que ver, pensar que pode chegar mais longe. É ter consciência da pessoa que é, com suas qualidades e limites, saber que toda as suas características fazem parte de si, sejam elas positivas ou negativas.
É justamente aqui que entra o autoconhecimento. Pois só valorizamos algo quando conhecemos do que ele é feito. Por exemplo, você irá dar mais valor a um celular quando sabe os materiais de que ele é feito, suas funções e qualidades. Não somos máquinas, mas podemos usar isso para nós mesmos. Como eu disse, temos que valorizar nós mesmos, e pra isso precisamos nos conhecer, olhar dentro de nós, observar o que tem de bom ou não. Ver que temos falhas e isso irá nos ajudar a melhorar onde precisamos.
Mas isso não é fácil e temos que fazer certos exercícios para isso, afinal, carregamos conosco o que ficamos ouvindo, geralmente são coisas negativas. Então, para ajudar, vou dizer 5 dicas para facilitar seu caminho interno para a autoaceitação.

1 - Pare de comparar.

Comparar-se com os outros, seja de aparência como de progresso pessoal, nunca irá ajudar. Compare-se consigo mesmo, será mais produtivo e ajudará em sua autoestima.

2 - Não dê ouvidos a opinião dos outros.

Mesmo de pessoas que você goste e respeite, não é bom ouvir, pois você pode acabar se desanimando por o que pode ouvir, ou pior, mudar suas metas para atingir as expectativas de outros.

3 - Não se culpe.

Tenha a consciência de que você é o protagonista da sua história. Com isso, tudo o que você fizer terá consequência e cabe a você mesmo cuidar disso.

4 - Pratique o autoconhecimento.

Como eu falei antes, se conhecer é um passo muito importante, pois com ele você tem a ideia das suas atitudes destrutivas que tem e pode mudar a partir disso. Além de, pode ver suas qualidades e criar uma boa autoestima.

5 - Mantenha atitudes positivas

Note os detalhes que sejam negativos e combata com amor próprio. Não deixe acumulando comentários em sua mente, isso só irá te prejudicar a longo prazo.

Essas foram as dicas, mas ressaltando que não sou um psicólogo e que para você chegar no nível que eu falei, pode precisar de ajuda profissional, pois o acompanhamento é um reforço importante, já que teremos as instruções certas para conseguir essa meta.
Quando botamos isso em prática, nós passamos a nos valorizar e evoluir na vida. Pois quando passamos a nos aceitar melhor, vemos nossas qualidades e buscamos evoluir naquilo. E nossos defeitos também ficarão mais visíveis, assim iremos saber onde podemos melhorar, além que vamos parar de dar tanta importância para os comentários que são feitos para nos fazer desanimar, pois o que sentimos terá valor para nós mesmos e não aceitaremos menos do que merecemos.
Vamos valorizar nossas conquistas, pararmos de nos cobrar e não vamos nos desgastar para atingir as metas dos outros, com isso, termos mais tempo para nós mesmos e investir nisso. Logo, isso trará a autoestima e nos fará sentirmos felicidades com nossas realizações sem ao menos receber as aprovações de ninguém. Nossa mente tornará um lugar melhor e assim, teremos a auto realização.

São os nossos defeitos que nos tornam únicos.